História ilustrada do Pavilhão Mourisco

Vitor Dornelles
3 min readMar 11, 2024

--

O Pavilhão Mourisco foi construído em 1906, no Rio de Janeiro. Ele ficava na Praia de Botafogo, em frente à rua Voluntários da Pátria. No começo era muito popular, e ali as pessoas se reuniam para tomar chá e também realizar festas.

O Pavilhão Mourisco na época em que recebia festas

Os cariocas gostavam tanto de lá que o Pavilhão Mourisco chegou até mesmo a figurar em cartões postais.

Cartões postais do Pavilhão Mourisco

Vinte anos depois de sua inauguração, porém, o Pavilhão encontrava-se abandonado. Foi aí que surgiu a jovem poetisa Cecília Meirelles. Ela revitalizou o local, transformando-o numa Biblioteca Infantil. O projeto foi crescendo e virou um verdadeiro centro cultural para crianças, com várias atividades.

Cecília Meirelles

Tudo ia muito bem até que, em 1937, surgiu quem? Sim, ele mesmo, o ditador mais AMADO do Brasil: Getúlio Vargas e seu recém-instalado regime de exceção, o Estado Novo.

O Estado Novo (1937–1945) foi marcado pelo culto à personalidade do ditador Getúlio Vargas

Não se deixe enganar pela imagem de protetor das criancinhas do desenho acima. Graças a Getúlio e ao prefeito do então Distrito Federal, a biblioteca de Cecília Meirelles foi fechada, sob a acusação de conter uma obra SUBVERSIVA e COMUNISTA: “As Aventuras de Tom Sawyer”, de Mark Twain (isso mesmo que você leu).

Mark Twain e sua obra "subversiva", o livro infanto-juvenil "As Aventuras de Tom Sawyer"

Cecília Meireles protestou o quanto pôde, mas foi em vão. A Biblioteca Infantil, que era a única alegria de muitas crianças pobres do Rio de Janeiro, nunca mais foi reaberta. Mas tudo bem, pois agora elas teriam mais tempo para exaltar a pátria e a figura carismática de Gegê!

A criançada adora um ditador fascista!

Continuando a sua trágica história, o Pavilhão Mourisco — e antiga Biblioteca Infantil — acabou demolido nos anos 50 para a construção do Túnel do Pasmado. E, alguns anos mais tarde, em uma parte do terreno que sobrou, ergueram o Centro Empresarial Mourisco, um dos prédios mais feios do Brasil!

O Túnel do Pasmado e a abominação arquitetônica que herdou o nome do malfadado Pavilhão

Este foi mais um episódio de “Brasil, um país que puta merda!”

Uma placa que pode ser usada em diversas ocasiões

P.s.: faltou dizer o que aconteceu com o Pavilhão Mourisco entre o fechamento da Biblioteca Infantil e sua demolição total. É tão, mas tão BRASIL, que parece mentira: ele virou um CENTRO COLETOR DE IMPOSTOS. Sim, eu gostaria muito que fosse piada, mas…

Pague seus impostos em dia para garantir que as bibliotecas infantis sejam demolidas!

De casa de chá e eventos, passando por centro cultural para crianças e terminando em centro coletor de impostos. Era melhor que o Pavilhão Mourisco tivesse virado farmácia.

--

--